Carta Cultural

quem-e-quem

Carta Cultural da Baixada Fluminense

No ano 2000 a Baixada Fluminense vivia um momento culturalmente efervescente, tão agitado que culminou na criação do Dia da Baixada – projeto este que tornou-se uma lei estadual e data comemorada anualmente em toda a região. O Dia da Baixada é resultado da Carta Cultural da Baixada, criada no I Seminário “Quem é Quem na Cultura da Baixada?”, realizado em dezembro daquele ano.
 
Quinze anos depois, nos reunimos no IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, para realizarmos o II Seminário “Quem é Quem na Cultura da Baixada?” -, com a intenção de revisar a Carta Cultural da Baixada e elaborar uma versão moderna, com as demandas dos tempos atuais. O crescimento da cultura hip hop, o aumento das ocupações de rua e o uso de novos espaços nas cidades foram alguns dos diversos pontos levantados durante o encontro de dois dias.
 

O Seminário contou com a conferencista Prof. Dra. Jaqueline de Cassia Pinheiro Lima da UNIGRANRIO, que apresentou o tema: “Produção Cultural em regiões de grande impacto populacional e o empoderamento de novas tecnologias e mídias.”, e ainda a participarão da Mesa, os Prof. Doutores João Luiz Guerreiro Mendes do IFRJ e Otair Fernandes da UFRRJ (Rural), que falalam de suas experiências culturais acumuladas na academia através do PET Conexões.

Fonte: Site da Baixada