Prêmio Baixada

_dsc0806

O Prêmio Baixada foi idealizado e é organizado pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense, acontece desde 2002, e tem como objetivo valorizar, divulgar, promover e fortalecer as ações de pessoas e instituições que militem na produção cultural e artística, dando visibilidade às melhores atuações em cada segmento, e estimulando que estas sejam reconhecidas por todos. A cada ano, acontece num dos 13 municípios da nossa região. O primeiro foi realizado no município de Duque de Caxias (2002). E assim foram: São João de Meriti  em 2003;  Nilópolis em 2004; Queimados, 2005;  Nova Iguaçu 2006;  Belford Roxo,  2007; Magé 2008; Seropédica 2009; Paracambi 2010;  Itaguaí 2011;  Guapimirim 2012; Japeri 2013 Mesquita, 2014 e Duque de Caxias, 2015.

 

Neste ano o cerimonial de entrega aconteceu na cidade de Nova Iguaçu e premiou 19 pessoas e instituições da região, que concorreram em 11 segmentos constantes em nosso edital além de ter concedido cinco premiações pela atuação relevante de pessoas e instituições que atuam na região.

Em clima de Oscar, os concorrentes foram chamados ao palco, instalado na Praça e Eventos do Shopping Nova Iguaçu, onde um envelope continha o nome do vencedor e era aberto na hora.Alguns segmentes tiveram dois vencedores como Artes Cênicas, em que foi premiado o segmento dança em separado do segmento teatro.
  Além dos vencedores, a Comissão Julgadora do Prêmio Baixada concedeu seis prêmios especiais pelo conjunto da obra. Os agraciados foram: Centro Cultural Donana, Escola de Música Villa-Lobos- núcleo Paracambi, Getúlio Ribeiro, Drama Club, G.R. E. S. Leão de Iguaçu e Teatro APAExonados de Magé. Foram 94 inscritos e todos os concorrentes receberam menção honrosa pelo fato de terem trabalhos importantes na região.
Ao final, para celebrar os 15 anos de existência do Prêmio, a presidente do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, Claudinah Oliveira, convidou todos os presentes para fazerem um brinde pela data.
Conheça os agraciados:

Música:

Átila Bezerra – São João de Meriti

 

Produção Acadêmica:

Felipe Ribeiro – Magé

 

Comunicação e Mídias Interativas:

Robinson Azeredo – Correio da Lavoura – Nova Iguaçu

 

Cidadania

Associação de Mulheres de Atitude com Compromisso Social – AMAC – Duque de Caxias

 

Artes Visuais e Artes Digitais e Eletrônicas:

Antonio Filipak – Nova Iguaçu

 

Patrimônio Cultural:

Arlene Maria Camargo – Nova Iguaçu

 

Audiovisual:

Cia Faces de Teatro de Paracambi – Paracambi

 

Artes Cênicas:

Grupo de Dança Alternativo Bonfim – Dança – Japeri

 

Luiz Valentin – Teatro – Nova Iguaçu

 

Produção Cultural:

Arlene Gomes Madsen – Nova Iguaçu 

 

Responsabilidade Social e Sustentabilidade:

Gil Del Carmo – Itaguaí

 

Literatura:

Marcelo Rua – São João de Meriti

 

CLAUDINA N. S. OLIVEIRA

PRESIDENTE

BIÊNIO 2016 – 2018